![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwApTraDcrsNPpng1wlfBYdK0jE8qQhtkfGW3bA3xMqOHin8HTuclwLtRxCWDtQ1mpIAW-s5EAPDaU-7AOSuHoxG62fSxnvi57D4WBFyiUhrUnge_Qw96Yf-hkp7hgzq1ygNYUB_Q_75aN/s320/casca-de-banana.jpg)
Alunos do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) desenvolveram um processo de produção de etanol a partir da casca de banana. Durante os testes de laboratório do projeto ‘Obtenção de etanol a partir de casca de banana’, um grupo conseguiu o combustível por meio de fermentação alcoólica. Com aproximadamente 1 kg de cascas, o teor foi de 10% a 15%, o equivalente entre 127 e 190 ml.
E não foi só isso, os pesquisadores também descobriram um meio de obter essa produção em grande escala, nas indústrias. No Brasil, predomina a cultura do uso da cana-de-açúcar, por causa do seu rendimento elevado. Mas é sempre bom buscar novos meios de obtenção do etanol, ainda mais a banana que é a fruta tropical mais consumida no mundo e o Brasil é um dos maiores produtores da fruta.
Em relação ao etanol da cana-de-açúcar, a banana apresenta um rendimento menor. Mas há um argumento ambiental para o uso do resíduo da fruta, "A plantação da cana ocupa uma grande área e acaba danificando o solo. Já a casca de banana é um resíduo" argumentam pesquisadores.
O objetivo desse projeto e de sua aplicação é de reduzir os impactos ambientais, com foco na sustentabilidade.
Além desse projeto existem mais dois: o da Cachaçaria autossustentável, onde a usina projetada é autossuficiente em energia elétrica e térmica, obtidas a partir da queima do bagaço de cana-de-açúcar, e o projeto do Reuso de água que é outro projeto visa projetar um sistema de tratamento de esgoto para reuso da água seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
Reportagem tirada de: http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item28241.shl
Nenhum comentário:
Postar um comentário